sábado, 16 de junho de 2018

Novos Contos Potiguares

LINK ORIGINAL: AQUI.

Junto à Trairy Books, Thiago Jefferson Galdino produziu uma interessante reunião da nossa atual produção literária em prosa. Uma reunião de contos que apresenta um panorama vasto da nossa ainda aparentemente reduzida gama de prosadores.

Chamam atenção, acima de todos, os contos de Nivaldete Ferreira. Coloco-a em primeiro pois seu inesperado ‘Realinoia’ exprime a fluidez e a imaginatividade que fazem uma leitura imersiva, que conduz narrativa adentro, imprevisível e cativante. Bem escrito, sem arroubos lesos de erudição e carregado de sincera autenticidade lírica.

Depois, François Silvestre. Em segundo porque dele já podíamos esperar coisa boa. Senhor do seu texto, François cavalga suas palavras com desenvoltura e apresenta um conto afiado como uma navalha. E em terceiro, aquele que pode ser considerado nosso maior escritor vivo: Nei Leandro de Castro.

Vale a pena mencionar a criatividade desbragada de Rubens G. Nunes, com seu Uiskmeditation (e seu permanente auge experimentalista); Daniel Liberalino, já nosso conhecido pela verborragia labiríntica, truncada e erudoexibicionista; e Carlos Fialho que… bem, autonomeia-se ‘O Fiasco’.

Para além dos méritos e opróbrios, Novos Contos é obra leve e valiosa, cuja leitura é fortemente recomendada. Dá-se cabo do livro, sem pressa, numas três sentadas. E assim, passamos a conhecer o que de melhor (ou não tão melhor) tem se realizado entre as veredas paquidérmicas deste estado. E por conhecer quem nela e dela escreve, acabamos por conhecer melhor a realidade que nos circunda.


Autor: Raul Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário