Obras

NOVELA:


SINOPSE:
Pedro e Saulo recebem uma carta da sua tia, dona Daura, pedindo para que fossem visitar a fazenda, pois seu tio, o Fernando, está passando por péssimas condições financeiras. 

Ao chegarem à fazenda acham o comportamento do Fernando muito estranho e desde então resolvem segui-lo. 

Os garotos encontram pistas cifradas no bananal e nos arredores da fazenda e descobrem um mistério que envolve Fernando e seus comparsas.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Editora Multifoco, 2012.
109 Páginas.
1ª Edição.
ISBN: 978-85-7961-733-1.





COLETÂNEA:


SINOPSE:
A seleção de textos reunidos neste volume apresenta um panorama da produção de contistas norte-rio-grandenses exclusivamente vivos, com escritos inéditos e em plena atividade literária. Tem como função, portanto, a construção de um painel do gênero literário no estado, restrito à época contemporânea, através da multiplicidade estética dos seus autores e caracterizando a força da palavra na criação de uma identidade potiguar. Salientamos, ainda, que este livro não possui caráter antológico. Trata-se, isto posto, de simples coletânea, vindo suprir a carência de obras publicadas nos domínios da história curta, no que diz respeito aos anos recentes, no Rio Grande do Norte.

Tomando emprestado o número do presente século, a ideia foi restringir esta coletânea a 21 escritores. Destes, somente sete não nasceram no RN, embora contribuam notadamente para o desenvolvimento e formação da literatura no estado e, daí, foram incluídos no conjunto desta coletânea. São eles: Aldo Lopes de Araújo (Princesa Isabel – PB), Clauder Arcanjo (Santana do Acaraú – CE), Cefas Carvalho (São Paulo – SP), Cellina Muniz (Brasília – DF), Francisco Sobreira (Canindé – CE), Nivaldete Ferreira (Nova Palmeira – PB), e Ruben G Nunes (Rio de Janeiro – RJ). Os restantes, Carlos de Souza, Carlos Fialho, Daniel Liberalino, Demétrio Diniz, François Silvestre de Alencar, Iaperi Araújo, José de Paiva Rebouças, Manoel Onofre Jr., Márcio Benjamin, Mário Gerson, Nei Leandro de Castro, Nelson Patriota, Tarcísio Gurgel e Thiago Gonzaga, filhos da terra de Poti.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
CJA Edições, 2017.
162 Páginas.
1ª Edição.
ISBN: 978-85-9498-018-2.

PUBLICAÇÕES DIVERSAS: 


VI CLIPP: 
Na 6ª edição do Concurso Literário de Presidente Prudente (CLIPP), promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo por meio da Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César, o seu conto “In-versos da morte” (Pgs. 82 e 83) foi selecionado para figurar em antologia.

SINOPSE: 
São poesias e textos em prosa que traduzem aquilo que o autor sente, pensa, observa ou deseja na vida. Esta capacidade de escrever permite abandonar, por pequenos momentos que sejam, a luta diária e ver além do mundo real criando e imaginando o quão bela pode ser a vida.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Editora Impress, 2012.
163 Páginas.
1ª Edição. 
ISBN: 0. 


CONTOS DE OCASIÃO (Vol. 1):
Na 2ª edição do Concurso de Contos da Big Time Editora, organizado pelo escritor Marcos Cavalheiro, o seu texto “As províncias do abismo” (Pgs. 116 à 118) foi selecionado para figurar em antologia.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Editora Big Time, 2013.
152 Páginas.
1ª Edição. 
ISBN: 978-85-65.847-16-2. 











VINAGRE - UMA ANTOLOGIA DE POETAS NEOBARRACOS (2ª Edição):
Como gesto público de solidariedade a todos os movimentos que acontecem simultaneamente no Brasil (e também no mundo), foi criada a coletânea "Vinagre - Uma Antologia de Poetas Neobarracos", obra coletiva organizada pelo mestre em teoria literária e literatura comparada Fabiano Calixto. O autor figura no livro com o poema "Boca" (Pg. 160) ao lado de grandes nomes da poesia contemporânea.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Editora V de Vândalo, 2013.
169 Páginas.
2ª Edição. 
ISBN: 0.






MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS:
Os seus poemas “Nos Dias de Gonçalves” e “O voo da eternidade”, escritos em parceria com o site MPB Sapiens foram publicados na antologia “Mil poemas para Gonçalves Dias” (Pgs. 714 e 715), em homenagem ao ilustre poeta Caxiense/Maranhense/Brasileiro, organizada pela escritora Dilercy Adler, em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e a Editora da Universidade Federal do Maranhão.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Editora EDUFMA, 2013.
753 Páginas.
1ª Edição. 
ISBN: 978-85-7862-305-0.







IMPRESSÕES DIGITAIS - ESCRITORES POTIGUARES CONTEMPORÂNEOS (Vol. 1): 
Uma de suas entrevistas figura no primeiro volume da trilogia "Impressões Digitais - Escritores Potiguares Contemporâneos", organizada pelo pesquisador da literatura norte-rio-grandense Thiago Gonzaga, com o selo do 101 Livros do RN, ao lado de vários nomes expressivos no cenário cultural da região.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Editora Offset, 2013.
401 Páginas.
1ª Edição. 
ISBN: 978-85-65739-62-7.






SALVADOS - LIVROS E AUTORES NORTE-RIO-GRANDENSES:
A obra serve como um guia para todos aqueles que desejam conhecer com afinco livros e autores que vêm fazendo a literatura no estado. Composta por ensaios da mais valiosa grandeza, a pesquisa do Manoel Onofre Jr., sólida e criteriosa, mostra que a boa crítica, ao contrário do que muitos afirmam, ainda existe em terras potiguares.

O seu nome é citado por duas vezes, tanto na área do conto como no campo do infantojuvenil, em seu ensaio introdutório, ao lado de tantos bons ficcionistas do RN.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Editora Offset, 2014.
229 Páginas.
3ª Edição.
ISBN: 978-85-65739-73-3.




A SERVIDÃO DIÁRIA:
No livro, o escritor Manoel Onofre Jr. transcreve in totum, entre as páginas 115 e 117, entrevista por ele concedida ao blog Ligados. O alternativo cultural teve, à época, sua pessoa como colunista e entrevistador. A obra em foco contém, além de episódios pessoais, fatos históricos e anotações de caráter literário, bem como desabafos existenciais e outros temas diversos que enriquecerão os registros culturais do estado, principalmente no tocante às gerações futuras que utilizarão embasamento teórico para pesquisas e estudos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
CJA Edições, 2014.
175 Páginas.
1ª Edição.
ISBN: 978-85-67581-32-3.






A SERVIDÃO DIÁRIA - 2:
No livro “A servidão diária – 2”, o escritor Manoel Onofre Jr. transcreve carta, entre as páginas 127 e 128, que recebeu do autor. Ainda nas páginas 42 e 147, o seu nome é citado, respectivamente, como sugestão à inclusão do escritor no livro “Dicionário de escritores Norte-rio-grandenses” e em ensaio do pesquisador Thiago Gonzaga a respeito das 10 melhores novelas da literatura potiguar do século XX. A obra em foco contém, além de episódios pessoais, fatos históricos e anotações de caráter literário, bem como desabafos existenciais e outros temas diversos que enriquecerão os registros culturais do estado, principalmente no tocante às gerações futuras que utilizarão embasamento teórico para pesquisas e estudos.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS:
Sarau das Letras, 2015.
152 Páginas.
1ª Edição.
ISBN: 978-85-5518-034-7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário